31º Dia Mundial do Doente

A Santa Unção é um sacramento ministrado aos doentes e a todos os que sentem a necessidade de serem curados, pela oração da fé, das suas doenças físicas e espirituais. Queremos continuar a caminhar juntos nas diferentes fragilidades, que fazem parte da nossa condição humana.

A Unção dos enfermos é um rito cristão que consiste em ungir os enfermos com um óleo sagrado (“óleo dos enfermos”). Na Igreja Católica, o ritual é também denominado “Santa Unção”.

Um cristão pode receber a Santa Unção todas as vezes que cair gravemente enfermo; e também quando, mesmo depois de a ter recebido, a doença se agrava. Os evangelhos contam-nos como Jesus era procurado por quem sofria, com fé, para que Ele os curasse de dores tão difíceis de suportar.

Esta unção sagrada foi instituída por Cristo como sacramento do Novo Testamento, conforme insinuado por Marcos no capítulo 6 versículo 13 “…ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam”, recomendado aos fiéis e promulgado por Tiago (Tg 5,14-15).

Os efeitos do sacramento da Unção dos enfermos são: primeiramente, traz a salvação e o alívio, na fraqueza física e espiritual; segundo, une o doente à Paixão de Cristo, para o seu bem e de toda a Santa Igreja; terceiro, confere o perdão dos pecados, caso o doente não consiga realizar a confissão naquele momento.

A Unção dos enfermos concede consolação, paz, e força e une profundamente a cristo o doente que se encontra em situação precária e em sofrimento.

11 de fevereiro de 2023

Anterior
Anterior

Domingo da Palavra 2023 

Próximo
Próximo

Mensagem do Papa Francisco para os Jovens