Celebração da Imaculada Conceição e Dia da Paróquia 2023 

No dia 7, pelas 21 horas, a comunidade paroquial reuniu-se na Igreja Matriz para celebrar a Vigília da Imaculada Conceição, em três momentos: terço da Imaculada, canto do “Akathistos”, e Exposição e Adoração eucarística. Foi um momento especial e único de oração dum povo que reconhece, na celebração e meditação orante dos mistérios de Deus e de Maria, a verdade da fé da Imaculada Conceição da Virgem Maria.

No dia seguinte, a eucaristia das 11 horas, na solenidade da Imaculada Conceição, “adotada” como Padroeira da nossa Paróquia de Tondela, foi bastante participada, animada pelo grupo coral, com a presença dos acólitos, jovens e crianças com as suas famílias. O pároco presidiu, e concelebraram o P. Miguel Lemos, vigário paroquial e o P. Custódio Pinto. Na homilia o P. Miguel partilhou sobre a importância da presença de Maria na história de Portugal, e como a Imaculada Conceição, Padroeira e Rainha de Portugal, constitui verdadeiramente um sinal da fé e devoção dum povo que nasceu e cresceu sob a proteção da Mãe de Deus.

No fim da eucaristia saiu a procissão com a imagem da Imaculada Conceição que se venera na Igreja Matriz. Ouvia-se dizer entre o povo, o “dia está lindo!”. Porquê?! Porque houve uma prece muito repetida, nos dias anteriores: “Ó Imaculada Conceição, sol sim, chuva não!”

Uma vez que se celebrava o Dia da Paróquia, o P. Victor, nosso pároco, fez questão de partilhar a carta que uma pessoa (R S) dirigiu-lhe a si e a toda a paróquia. Como reconhecimento pelo bom acolhimento que sente que a comunidade faz nas celebrações, dizendo que “a faz sentir em casa, como em casa”, entregou um paramento “cor de rosa”, que se usa somente em duas celebrações do ano litúrgico, e que a paróquia nunca o adquiriu. Todos os presentes na celebração manifestaram o seu agradecimento, na alegria, com uma saudação com palmas.

Somos a Igreja dos batizados, filhos de Deus, que venera, honra e louva a Mãe de Deus, nas imagens sagradas, e que nos mostram a face de Deus vivo, presente no meio do seu povo, e nos revelam o mistério da nossa salvação, realizado por Jesus Cristo e por Maria.

Foi distribuída uma pagela por todos, e que está desde agora disponível nas igrejas da paróquia, contendo a seguinte oração à Imaculada Conceição:

P – Santa Maria, unidos a toda a Igreja, queremos invocar-vos como Imaculada Conceição:

T – Intercedei para que sejamos sempre cristãos de vida pura, sem mácula.

P – Santa Maria, fostes concebida sem mancha de pecado, porque virias a ser a Mãe de Jesus, o Salvador:

T – Intercedei para que, no mais profundo do nosso ser, não destoemos dos planos que Deus tenha sobre nós.

P – Santa Maria, fostes visitada pelo Anjo Gabriel, e com o teu sim destes o exemplo de total confiança em Deus:

T – Intercedei para que dediquemos especial atenção às crianças, aos adolescentes e aos jovens, animando-os na descoberta e adesão a Jesus e à Igreja, mediante a catequese.

P – Santa Maria, os vossos pais, S. Joaquim e S. Ana, tudo fizeram para assegurar o vosso crescimento na relação com Deus:

T – Intercedei pelos pais e avós das nossas crianças, adolescentes e jovens, para que também eles se disponham a acompanhar os filhos e netos, pela palavra e o exemplo, na resposta aos planos que Deus tenha sobre cada um.

P – Santa Maria, desde os inícios da Igreja, sempre fizestes sentir nela a vossa presença:

T - Intercedei para que nos esforcemos por estar presentes na comunidade cristã, e nos disponhamos a responder com generosidade e dedicação aos apelos dos irmãos.

P – Santa Maria, a Paróquia de Tondela de quem és padroeira, sempre teve um especial carinho pela vossa Imaculada Conceição:

T – Intercedei para que sejamos dignos continuadores desta herança que recebemos.

P – Imaculada Conceição:

T – Rogai por nós.

Ámen.

Anterior
Anterior

Natal Jovem Claretiano 

Próximo
Próximo

Santa Casa da Misericórdia de Tondela celebra a Imaculada Conceição