Festa da Esperança
Quinto Catecismo
Foi realizada no passado dia 19 de junho, na missa das 11h00, a celebração da Festa da Esperança, que contou com 30 crianças do 5°catecismo, acompanhadas pelos pais e irmãos.
Neste domingo, o XII do tempo comum, ao contemplamos a Palavra, fomos questionados acerca da figura de Jesus (quem é Ele e o que é que, da vida dele, podemos tomar de exemplo para o nosso dia a dia).
Vemos melhor isso ao longo do evangelho, onde, depois de se dirigir às multidões, Jesus se dirige aos seus discípulos e pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou? “.
Todos nós sabemos quem Ele é, contudo, para seguirmos o seu caminho, não nos basta boa vontade... Para ser Seu discípulo não há caminhos pela metade nem alternativas que nos doam menos (e muito menos caminhos de glória e conquistas materiais), para O seguir não há outro caminho senão aquele que Ele mesmo traçou.
E para conhecer esse caminho, precisamos de conhecer a Jesus e aderir a esta longa caminhada de entregar e, principalmente de amor, renunciando o orgulho e o egoísmo.
Apesar de ser o nosso caminho, acima de tudo ele é o nosso suporte, a nossa segurança, a nossa ÂNCORA (que é o símbolo desta etapa que as crianças do quinto catecismo alcançaram)
Na homilia, o Sr. Padre Victor explicou o Evangelho e utilizou a imagem da Âncora para interagir com as crianças sobre o sentido da Esperança, que é Jesus, que é a nossa vida e a nossa segurança. De seguida, foi feita a profissão de fé com as 30 crianças presentes, onde cada uma levou e leu uma frase junto do altar.
A oração universal foi feita por dois pais e a recolha das ofertas por algumas crianças.
Depois da bênção final, os catequistas, crianças e pais acompanharam o Pe. Victor à entrada da Igreja onde foi tirada uma fotografia de grupo.