Festa da Esperança 2024

5º ano de Catequese

Realizou-se no passado dia 12 de maio, solenidade da Ascensão do Senhor, a Festa da Esperança, com os catequizandos do 5º catecismo. Na missa das 11 horas, a comunidade regozijou-se com a presença das 17 crianças e das suas famílias.

O acolhimento foi a tónica para a Festa. As crianças reuniram-se fora da igreja e integraram a procissão de entrada, dirigindo-se para os lugares para eles reservados.

A celebração decorreu num ambiente sereno, alegre e participativo. O P. Victor Portugal, na homilia, dirigiu uma palavra afetuosa, simples e significativa às crianças, contando-lhes uma história, de forma dialogada com a menina Francisca. A pequena história justificava a escolha do símbolo, para esta Festa da Esperança: a entrega das sementes. Referiu que ”desde o princípio da Criação, a meta e o sonho de Deus para nós é conduzir-nos aos novos Céus e à nova Terra. Estas sementes recordam-nos o dever de cuidar da Terra, olhando para o Céu. Somos chamados a transformar a história em história de salvação. A missão que Jesus nos confia é a de transformar este mundo, com as sementes do Evangelho, ativando a força da esperança na vida eterna. Esperar, para nós, é comprometer-se, para apressarmos aquilo que esperamos”.

Uma catequista dirigiu-se também às crianças, deste modo: vós sois uma riqueza para transformar em esperança! Ao receberdes estas sementes, lembrai-vos que “o Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo” (Mt 13,24). Plantai rebentos de alegria e sementes de esperança, para fazerdes frutificar na terra, o amor, a liberdade, a justiça e a paz.

De seguida, o Pároco entregou a cada uma das crianças um saquinho com sementes, com o seguinte convite: planta sementes de esperança no coração do mundo. A resposta dos catequizandos foi: Cristo é a minha esperança!

O fotógrafo Carlos Teles, da Fotoraf, que estava entre a assembleia, disponibilizou-se para fazer um pequeno registo fotográfico da festa. O nosso bem-haja!

Rute Clemente e Bárbara Pacheco

Anterior
Anterior

Festa do Compromisso

Próximo
Próximo

Entrega da Oração da Avé-Maria