Festa da Vida | 8º Catecismo 

No passado domingo, dia 14 de maio, na missa das 11 horas, foi a vez dos adolescentes do 8º ano da Catequese participarem na celebração correspondente à fase do seu itinerário de crescimento na fé. Uniram-se os três catequistas para preparar esta festa com o pároco.

De fato, para fazer uma festa não é preciso muito; precisamos, acima de tudo, dos motivos certos. É de notar que cada Eucaristia é sempre uma festa, um encontro com os outros e, o mais importante, um encontro com Jesus Ressuscitado. É nesse propósito que, no passado domingo, para além de celebrarmos a família de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) celebrámos também a Vida.

Caso pesquisemos o significado de “vida”, apenas encontraremos que esta significa existência humana e o conjunto dos seus costumes; contudo a vida que estamos a celebrar é diferente. É aquela que vem de Jesus e da Cruz que acabou por ser entregue e colocada ao pescoço destes adolescentes no fim da homilia, antes da renovação da nossa fé. É com este dom que Jesus Cristo nos dá a oportunidade de nos descobrirmos a nós próprios e enquanto irmãos.

Não devemos de ter medo de afirmar a nossa fé e de a partilhar com os demais (até porque foi isso que Jesus fez com os seus discípulos, chamando-os e enviando-os a proclamar a Sua Palavra), mesmo que, para algumas pessoas, isso ainda possa levantar questões de insegurança ou de vergonha. Temos que levantar a cabeça e seguir em frente, não ignorando jamais a nossa fé e aquilo em que verdadeiramente acreditamos, apenas para atender ás exigências da sociedade.

A Cruz é a “marca” do 8º ano de Catequese, a cruz que nos evidencia o amor que Jesus teve e tem por nós, e por toda a humanidade. Estes adolescentes que irão fazer parte do Grupo de Jovens da Paróquia no próximo ano, são convidados a olhar para a Cruz, não como um sinal vulgar que é comumente usado por nós enquanto cristãos, mas sim como um sinal de transformação interior e essencialmente de vida. Que sempre que eles olhem para ela, se lembrem de que são discípulos de Cristo e que o sigam.

Foi uma celebração gratificante, não só para estes jovens, que concluiram mais uma etapa do seu percurso de iniciação cristã, como também para os seus catequistas: António Loureiro, Rute Pacheco, Bárbara Pacheco e Luísa Costa.

Queremos seguir juntos, no Caminho da Cruz que é Vida!

Bem hajam!

Anterior
Anterior

Festa da Esperança

Próximo
Próximo

Jovens da Paróquia rumo à JMJ CW 2023