Obras de Requalificação
Estimados irmãos e irmãs, paroquianos de Tondela,
O Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos, antes designada Comissão Fabriqueira da Paróquia de Tondela vem informar toda a comunidade sobre as obras de substituição do telhado da igreja matriz, a qual inclui revisão de toda a estrutura do telhado, aplicação de subtelha e de nova telha.
Como é do conhecimento de todos, sempre que se verificam dias de chuva, existem grandes infiltrações de água através do telhado, afetando, principalmente, o teto e as paredes interiores da igreja, resultado da degradação da estrutura do telhado, deslizamento das telhas e da degradação natural das reparações que foram realizadas ao longo dos tempos, de acordo com o parecer dos técnicos especializados, após um estudo minucioso ao telhado.
Assim sendo, o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos deliberou a realização urgente desta obra, zelando pela preservação do património pertencente à Paróquia, e evitando assim outros danos materiais no interior da igreja, já que se aproxima o inverno, de forma a evitar futuras reparações ainda mais dispendiosas.
O melhor orçamento conseguido para esta obra ascende ao montante de 65.000 euros mais IVA. O nosso Pároco, Sr. Padre Victor Portugal, presidente da Fábrica da Igreja Paroquial de Tondela, desenvolveu esforços no sentido de conseguir um apoio financeiro para esta obra, de grande envergadura e de valor elevado, junto do Município de Tondela, o qual acedeu pronta e assertivamente.
Assim, através de uma adenda ao protocolo existente com o Município de Tondela, relativo à terceira fase das obras da Residência Paroquial (Casa do Sr. Reitor), a verba aprovada de 25.000 euros, foi canalizada, para as obras urgentes de reparação e substituição do telhado da igreja matriz e reforçada com mais a verba de 40.000 euros, e assim fica assegurado o financiamento do valor total da obra.
A obra que iniciou no dia 6 de setembro tem data prevista de conclusão a 8 de outubro do corrente ano. Pede-se a compreensão de todos para qualquer transtorno que a mesma possa provocar, apesar de não interferir com as celebrações semanais previstas, as quais serão realizadas dentro da normalidade possível.
Também é do conhecimento de todos as dificuldades financeiras que a Paróquia atravessa, justificada, principalmente, pela pandemia que atravessamos, e de todas as contingências e restrições que se têm de aplicar. Assim, apelamos à generosidade de todos que tenham disponibilidade para contribuir com donativos, dentro das possibilidades de cada um, pois para a preservação do património da Paróquia é necessário dispor de meios financeiros para as intervenções atempadas que sejam necessárias.
Os membros do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos agradecem a vossa melhor compreensão e solidariedade para esta situação.
Muito obrigado! Bem-haja a todos.