“Cidade Misteriosa”
Campo de Férias 2023
Na semana de 10 a 14 de julho decorreu, na casa da Juventude Claret nos Carvalhos, o campo de férias “Cidade misteriosa”, no qual participaram 20 jovens e adolescentes.
Chegada
Na chegada à Casa da Juventude Claret, os nossos participantes foram excecionalmente bem acolhidos pelos vários organizadores e intervenientes. Nessa tarde houve momentos de convívio onde foi explicado o tema que deu o nome ao Campo. Depois do jantar realizaram-se jogos alusivos à JMJ 2023, finalizando com um momento de oração. Cada dia teve dinâmicas relacionadas com o nosso foco central, “Cidade Misteriosa”.
Os dias começavam com pequenos momentos de oração da manhã e durante a tarde, em momentos de maior descontração, surgia oportunidade de usufruir da piscina do Lar Juvenil Claret.
Dia 1 | Estação e mercado
Chegada à “Cidade”, os nossos jovens experienciaram uma corrida de obstáculos que teve como objetivo reforçar a confiança uns nos outros, fazendo-os perceber que sozinhos não conseguiriam chegar ao fim e que na vida há sempre alguém para nos guiar, o nosso GPS (não só os nossos familiares e amigos, mas sobretudo Deus). Depois do almoço decorreu uma atividade que representou um mercado, cujo objetivo consistia em transmitir que os valores morais se sobrepõem aos bens materiais. Para acabar o dia em beleza vivenciaram-se grandes momentos de reflexão e introspeção durante a vigília.
Dia 2 | Igreja
“Viagem no tempo” e apresentação de figuras de grande importância religiosa, com quem se pôde conversar e ficar a conhecer melhor a sua vida, sendo dinamizadas e interpretadas pelos animadores, que fizeram os visitantes refletir.
Ao início da tarde foi proposta uma atividade que desafiou e pôs à prova a confiança em Deus, seguindo-se um momento de partilha sobre a mesma.
Ao jantar, uma família, apesar de simples e humilde, acolheu os nossos jovens, partilhou o seu lar e a sua refeição, transmitindo alguns ensinamentos, especialmente que “não é preciso ter muito para Nos darmos ao próximo”. A noite terminou com muita animação e oração.
Dia 3 | Museu
Os participantes foram convidados a explorar o seu interior através de várias dinâmicas. As primeiras consistiam em atribuir qualidades uns aos outros o que permitiu concluir que por vezes é mais fácil enaltecer o outro do que a nós próprios.
Durante a tarde viveram-se profundos momentos de introspeção onde os intervenientes foram convidados a “olhar-se ao espelho” e conseguir ver o profundo do seu ser.
Assim terminaram as atividades com este dia de profundos sentimentos. Mexeu-se com o psicológico de todos e chegou-se à conclusão de que afinal de contas a “Cidade Misteriosa”, em parte desmistificada nestas sessões, SOMOS TODOS NÓS.
Envio e partida
Para “encerrar” o campo em grande não poderia faltar a eucaristia, onde foi lançado o desafio aos nossos jovens de serem enviados e à semelhança dos discípulos “partirem apressadamente, sendo distração em demora, antes com prontidão e alegria” “gritando ao mundo Deus é amor” “pois quem leva a cristo leva a paz” (Oração JMJ 2023, Hino Claret).
“A verdadeira “cidade” que vamos visitar é o nosso coração (interioridade), lugar em que Deus gosta de morar, lugar onde é preciso voltar a entrar para nos conhecermos melhor e para o descobrirmos a ELE. Na “Cidade Misteriosa” vamos experimentar como Deus nos ama incondicional e gratuitamente e deixar que Ele seja luz para as nossas escolhas, a luz para a nossa vocação.”
Beatriz Pereira e Simão Rodrigues