5ª Encontro de preparação para as JMJ 2023 

No passado sábado, dia 1 de julho de 2023 pelas 15:30h, realizou-se mais um encontro do nosso grupo de jovens para a preparação das jornadas mundiais da juventude em Claret-Way. Este foi já o 5º.

Inicialmente, começámos por cantar o hino das jornadas, tendo-se seguido um momento de descontração e reflexão. Estivemos a abordar o tema: “Way to your Heart”, cujo objetivo foi aprendermos a responder generosamente como Maria ao chamamento que Jesus nos dirige. Maria, apesar de ainda ser muito jovem (tal como todos nós), quando deu o seu “Sim”, não hesitou a pôr-se a caminho. Este é o desafio que nos é lançado: sermos jovens de compromisso e sobretudo ativos, não nos deixando acomodar pelas regalias do dia a dia, pois como o próprio Papa Francisco proferiu num dos seus discursos: Não devemos “ser jovens no sofá”, uma vez que a juventude “não é passividade”, mas pelo contrário, é um “esforço tenaz para alcançar objetivos importantes”.

Estivemos ainda a refletir sobre uma frase que Claret colocou na sua autobiografia e que mudou consideravelmente a sua vida: “De que vale o homem ganhar o mundo inteiro se finalmente perde a sua alma?”. Foi-nos proposto que pensássemos numa passagem ou excerto da bíblia que nos tivesse marcado e que levássemos como lema, tendo sido um bonito momento de partilha. Terminámos com uma pequena oração.

Às 19:00h, o nosso grupo participou ativamente na eucaristia, tendo-se seguido um jantar convívio entre os jovens e os catequistas. Este realizou-se no Salão Paroquial (que havia sido anteriormente por nós preparado), não faltando grande animação.

Em cada um destes encontros, o nosso grupo vai abordando os mais diversos temas e vai criando cada vez mais laços de amizade entre si. Estes são os nossos 2 principais objetivos! Há muitos momentos que passamos juntos que são impossíveis de ser transponíveis para este texto, pois de facto só quem os vive sabe como é. Agradecemos a todos os que têm tornado isto possível.

Simão Rodrigues 

Anterior
Anterior

“Cidade Misteriosa”

Próximo
Próximo

FESTA DA PROFISSÃO DE FÉ