FESTA DA PROFISSÃO DE FÉ

6º ANO DA CATEQUESE

No passado domingo, 18 de junho, teve lugar a celebração da Festa da Profissão de Fé. Os 27 catequizandos dos 2 grupos de adolescentes do 6º Catecismo uniram-se em comunhão de fé à comunidade cristã de Tondela, na missa das 11 horas, para professarem publicamente o Credo da Fé Católica Apostólica Romana.

A Profissão de Fé é um momento significativo na vida de cada adolescente. Trata-se duma celebração especial para comemorar uma etapa importante da jornada espiritual. É uma ocasião especial para reunir a família, os amigos e toda a comunidade cristã em torno do adolescente que faz a renovação e assume a responsabilidade da sua fé em Cristo Jesus.

A sua preparação é um processo, geralmente, longo e que começa vários meses antes, em cada encontro de catequese, e em cada eucaristia dominical, onde os adolescentes são encorajados a ampliar os seus conhecimentos, a sua fé e a sua relação com Deus. É uma etapa do crescimento na fé, onde se vão preparando, passo a passo, para assumir a responsabilidade da fé que, outrora, foi assumida pelos seus pais e padrinhos no dia do batismo.

Não foi pedida nenhuma veste de roupa especial, como é costume em diversos lugares (e também já o foi na nossa paróquia). Esse aspeto ficou ao cuidado dos pais e dos catequizandos, porque todos são lindos aos olhos de Deus, e não é “o traje” que conta, mas sim a intenção de professar a fé publicamente, no seio da comunidade.

A celebração teve vários momentos. O P. Victor Portugal, nosso Pároco, realizou-se logo no princípio a bênção da água. Deslocou-se, de seguida, para o batistério, onde cada catequizando foi também, à vez, para ser purificado dos seus pecados, traçando o sinal da cruz no corpo, com a água colocada pelo P. Victor na sua mão direita, dizendo: “Eu fui batizado com a água e no Espírito Santo para o perdão dos pecados”. Este rito batismal da purificação foi realizado também com os seus pais, e com toda a assembleia, com a aspersão da água benta.

Talvez o momento mais marcante foi a Profissão de Fé, no final da homilia. Primeiramente realizou-se o rito da luz, onde cada um dos catequisandos dirigiu-se ao círio pascal e acendeu a sua vela de batismo; depois a renunciação, em semicírculo, em frente do altar, onde a cada invocação feita pelo presidente da celebração, cada adolescente respondia (ao elevar a sua vela): “Sim, renuncio!”; por fim, a profissão da fé, onde foi dito, por 12 dos 27 catequizandos, o Credo (não o credo que habitualmente dizemos na eucaristia – o Credo Niceno-Constantinopolitano - mas sim o Símbolo dos Apóstolos), dividido em 12 partes (que pouco a pouco foram sendo explicadas por duas catequistas).

Todos tiveram uma participação ativa na celebração, desde os catequistas, os pais e, acima de tudo, os adolescentes, estando envolvidos na proclamação das leituras, na profissão do credo, na oração universal, na recolha e apresentação das ofertas, e na recitação de uma oração a seguir à comunhão.

Segundo o parecer dos pais e adolescentes, esta celebração teve um impacto significativo nas suas vidas, justificando que teve um efeito muito positivo na construção da sua identidade religiosa e no seu desenvolvimento moral, uma vez que ao longo de todo este tempo tiveram a oportunidade de aprofundar a sua relação com Jesus, de rezar juntos, e de reafirmar a sua fé, a partir do Evangelho, onde está contida toda a Verdade e estão fundados todos os valores cristãos. Disseram também que foi uma ocasião para refletir mais sobre as razões da nossa fé comum, assumindo com responsabilidade e compromisso de seguidores de Jesus Cristo, como membros da Igreja de Cristo. Foi neste dia que eles renovaram aquilo que os padrinhos de batismo tinham afirmado perante Deus no dia do seu batismo.

Para nós, enquanto catequistas, foi um momento gratificante, uma oportunidade para afirmar de novo a nossa fé e reforçar o nosso compromisso e a nossa vocação para espalhar a Palavra de Deus e ter, acima de tudo, um papel ativo no acompanhamento destes adolescentes durante mais uma etapa da sua caminhada.

Catequistas: Rute Pacheco, Bárbara Pacheco, Pedro Rodrigues e Beatriz Pereira

Anterior
Anterior

5ª Encontro de preparação para as JMJ 2023 

Próximo
Próximo

Festa da Gratidão