CONSTRUIR O CAMINHO, ILUMINADOS PELO ESPÍRITO SANTO
No passado dia 27 de novembro, demos início às atividades do Advento. Este ano com um tema especial à mistura.
Para este Natal, a Diocese de Viseu decidiu que não era apenas necessário preparar os nossos corações para a chegada do Messias, mas também preparar os nossos corações para acolher um dos maiores eventos do próximo ano, as Jornadas Mundiais da Juventude e no caso da nossa Paróquia as JMJ em Claret Way.
Para que pudéssemos colocar em prática esta preparação, foram distribuídos pelas diversas paróquias uma cruz da JMJ e o guião da proposta, e a nossa paróquia não foi exceção.
A proposta consiste em, a cada domingo do Advento, acender a vela da coroa do Advento, assim como colorir uma parte do símbolo das Jornadas e construir o caminho que levará os jovens até ela.
Esta proposta tem como principais objetivos motivar os jovens a fazer o caminho e que, ao longo deste, aprendam mais sobre as Jornadas Mundiais da Juventude.
À data atual, já se acenderam as duas primeiras velas da coroa e a cruz já se encontra colorida de verde, vermelho e branco, assim como, no caminho, já foram colocadas as palavras “PARTE!” e “LEVANTA-TE!”, referentes ao 1º e 2º domingos, respetivamente.
A dinâmica está a ser posta em prática pelos catequizandos do 1º ao 10º catecismo, sendo que as crianças do 1º ao 4º, juntamente com a família, ficaram com a tarefa de acender a vela de cada domingo; enquanto isso, os adolescentes e jovens do 5º ao 10º, ficaram com a tarefa de colorir a cruz da JMJ.
Como participante da JMJ Claret Way, considero que esta proposta de Advento faz todo o sentido ser realizada porque é uma forma de dar a conhecer aos nossos jovens o que são as Jornadas Mundiais da Juventude, o que elas verdadeiramente significam e o que é viver experiências como esta em Família Claretiana. A JMJ não é apenas uma saída com um “monte” de jovens de Portugal e além-fronteiras, mas sim um convívio com uma família que é nossa e que se une por uma fé igualmente grande, onde o idioma é tudo menos uma barreira.
Esta caminhada de preparação para o Natal irá realizar-se até ao Domingo da Epifania, no qual será colocado o último elemento das Jornadas Mundiais da Juventude.
Sílvia Duarte