Jovens de Tondela Rumo à JMJ Claret Way

No dia 3 de Dezembro, ocorreu no Salão Paroquial de Tondela, o segundo encontro do grupo Jovens_Tondela_Claret-Way.

Nesta tarde onde estiveram presentes cerca de 30 pessoas, jovens e adultos, foram abordados os temas sobre a rede Claretiana e as Jornadas Mundiais da Juventude 2023 em Lisboa.

Foi feita uma pequena apresentação das diferentes atividades que já ocorreram em Família Claretiana e os presentes puderam partilhar o seu testemunho sobre elas.

“Aprendi que a Igreja não é só a Eucaristia, a Igreja não é uma coisa só, é um conjunto de várias coisas, a Fé pode ser vivida de várias formas”, referiu uma jovem que participou no 1º Encontro de Jovens Claret-Way em Almendralejo, “não houve preconceitos nem julgamentos, podiamos dizer que acreditamos em Deus e ser entendidos, há um sentimento de pertença, de amor e de pura felicidade, mudou a minha vida”. 

Ao falar do Campo de férias Tadeu, um jovem ali presente testemunhou, “quando participei neste encontro, estava numa fase complicada da minha vida, numa crise de Fé, não sabia se realmente era real ou não, e neste encontro, encontrei um grupo que não julga, que não te deixa sozinho, e foi uma experiência muito boa”.

Continuando a apresentação, chegou a vez de dar palco aos Caminhos de Santiago, as jovens que participaram dizem querer repetir assim que possam, “foi uma experiência única, foram 11 dias a caminhar, a fazer um caminho, criámos uma família, pura felicidade, estávamos tão presentes no momento que nos esquecemos de tudo o resto, a energia que se cria, a força que se ganha e aquilo que se vive são difíceis de explicar, sentimo-nos compreendidos e amados por Cristo” disseram, “lá aprendi a pedir ajuda, e a deixar que me ajudem, quando um não podia, ou estava cansado, o peso da mochila era dividido pelo grupo, ninguém te deixava sozinho ou para trás, tu fazes o caminho mas o caminho também te faz a ti” concluíram.

O último testemunho foi de uma jovem que participou no Encontro Europeu nos Carvalhos, “é realmente uma família, somos tão bem acolhidos por pessoas e jovens que não nos conhecem, estamos juntos e é interessante como é tão mais fácil partilhar ali os nossos problemas com desconhecidos, mais fácil do que com quem conhecemos, somos entendidos” disse.

Percebido como funciona a rede Claret-Way, e como as Jornadas Mundias da Juventude estão mesmo aí à porta, o Padre Victor começou a explicar como vão funcionar. A JMJ em Família Claretiana vai ter pré e pós jornadas, ou seja, do dia 28 de julho a 1 de Agosto vamos estar nos Carvalhos-Porto, seguido do percurso oficial das JMJ de 1 a 6 de Agosto em Lisboa, terminando com as pós jornadas em Cacém-Lisboa durante os dias 6 a 8 de Agosto sempre em Família Claretiana.

Estima-se que só o nosso grupo em Claret-Way seja de 1500 a 2000 jovens de mais de 50 países, e Tondela estará aqui representado pelos nossos jovens.

De Tondela, podem inscrever-se adolescentes/jovens a partir dos 14 anos, até aos 30 anos.

O preço total da inscrição será de 320€ incluindo alojamento, transportes, refeições, seguro e kit do peregrino. Este valor pode ter um desconto de 25€ se pago antes de 9 de Dezembro.

Estão a decorrer atividades de angariação de fundos para a JMJ, de modo a ajudar os nossos jovens a ir até Lisboa. O Padre Victor referiu várias vezes, que o dinheiro não será razão para que algum jovem não possa participar nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Nos próximos fins de semana, no largo da igreja, durante as missas haverá uma barraquinha de venda de produtos variados. Ficamos à espera de muitos apoiantes! 

Rumo às Jornadas Mundiais da Juventude em Família Claretiana! 

Matilde Jesus 

Anterior
Anterior

CONSTRUIR O CAMINHO, ILUMINADOS PELO ESPÍRITO SANTO

Próximo
Próximo

Festa do Acolhimento Catequese