O Grupo de Jovens participou na 1ª Jornada Arciprestal da Juventude 

No passado sábado, dia 3 de fevereiro, o Grupo de Jovens da Paróquia de Tondela – Claret-Way (GJPT_CW), participou na JAJ (Jornada Arciprestal da Juventude), em Santa Comba Dão. Neste encontro participaram outros grupos de jovens, assim como alguns agrupamentos de escuteiros, do Arciprestado de Besteiros.

Durante a manhã realizaram-se vários Workshops com as mais variadas temáticas, onde pudemos aprender e, sobretudo, discutir ideias com os outros participantes e organizadores, nomeadamente sobre:

Voluntariado.

Todos nós podemos ser voluntários e mudar de alguma forma a vida de alguns dos nossos irmãos. Não necessitamos obrigatoriamente de partir para sítios longínquos. Muitas vezes uma simples expressão de “Bom dia” ou um pequeno gesto de ajuda podem fazer a diferença. “Ser voluntário é a expressão concreta do amor gratuito”.

Ecologia. Todos temos o dever/obrigação de cuidar do nosso planeta. Este foi criado e nos oferecido pelo nosso Pai. É a nossa Casa Comum.

Redes sociais. Vivemos num mundo cada vez mais digital, passamos horas e horas à frente dos ecrãs, muitas vezes por questões de trabalho ou estudo, mas não só. Nos nossos tempos livres, qual a utilidade que lhes damos? Será que não os poderíamos usar também para fazer crescer a nossa fé? Face a estas pequenas perguntas foram-nos apresentadas algumas aplicações e contas que poderíamos vir a usar para este fim.

Presença de Deus no mundo atual.

Sabemos que a nossa sociedade se encontra longe de ser perfeita, todos nós temos as nossas falhas, mas quantas foram as vezes que nos deparámos com situações chocantes que nos levaram a perguntar se Deus realmente existe? Muitas são as notícias que relatam casos de bullying, estupro, exploração humana… Quando as ouvimos certamente ficamos escandalizados, mas será que verdadeiramente fazemos algo para lhes dar outro rumo, ou limitamo-nos a ignorá-las por não nos afetarem diretamente? Deus nunca nos abandona, especialmente nos nossos piores momentos, Ele toma conta de cada um de nós e “Escreve direito por linhas tortas”.

Provas da existência de Deus.

Será que algum de nós consegue provar objetivamente que Deus existe? Não! Deus é Amor, e tal como o Amor não se explica, mas sim se vivencia, com Ele o mesmo se sucede. É o nosso Pai! Deus é um Ser transcendente que não pode ser explicado por leis físicas. É a Fé que nos leva a acreditar no seu bom nome.

Seguiu-se um almoço partilhado, onde podemos conhecer melhor os vários participantes.

Da parte da tarde realizaram-se vários jogos de grupo organizados pelos escuteiros. As suas principais finalidades foram fomentar o nosso espírito de equipa e entreajuda.

Os participantes, Beatriz Pereira, Daniel Sousa, Rita Bastos, Simão Rodrigues e Tiago Rodrigues acompanhados pelos Pe. Victor Portugal e Pe. Miguel Lemos.

Anterior
Anterior

Festa da Palavra 2024 

Próximo
Próximo

Mártir São Sebastião