Festa da Palavra 2024 

No dia 4 de fevereiro, na eucaristia das 11 horas, na Igreja Matriz, um grupo de 18 catequizandos celebraram a Festa da Palavra e receberam a Bíblia Sagrada.

A Igreja encheu-se de fiéis para a eucaristia, acolhendo os meninos e meninas do 4º catecismo. Juntamente com os acólitos e os seus catequistas, integraram a procissão de entrada, à frente do Evangeliário, e juntaram-se aos pais e familiares. Os pais, os catequistas e os leitores foram convidados a trazer a sua Bíblia, que levantaram durante a procissão de entrada.

No momento da proclamação do Evangelho, o P. Victor Portugal, que presidiu à celebração, transpôs o Evangeliário desde o altar até ao ambão, respondendo os fiéis com uma atitude de veneração da Palavra de Deus.

Na homilia o P. Victor dialogou com as crianças sobre a sentido da Festa da Palavra e da importância da Palavra de Deus na vida de todos os amigos e seguidores de Jesus. De seguida, fez a entrega da Bíblia aos catequistas e aos catequizandos do 4º ano.

Antes da entrega foi feita a seguinte monição: “A Entrega das Escrituras aos fiéis é um ato de confiança, pelo qual a Palavra de Deus se abandona às mãos dos homens, que doravante são responsáveis pelo seu acolhimento e pela sua transmissão aos outros. Para transmitir aos outros a Palavra de Deus, é preciso primeiro recebê-la em seu próprio coração e pô-la em prática na própria vida”.

No momento da entrega da Bíblia aos catequistas, foi feito este diálogo:

Pe: Recebe a Palavra das Escrituras. Crê no que lês. Ensina o que crês e vive o que ensinas!
Catequista diz: Senhor, Tu tens palavras de Vida Eterna!
Ao entregar a Bíblia a cada criança, disse:
Pe: N., recebe a Palavra de Deus, Farol dos teus passos e Luz dos teus caminhos. A criança respondeu: Amem!

A recolha das ofertas foi feita pelas crianças e pelos pais que, juntamente com as oferendas do Pão e do Vinho, foram apresentadas junto do altar da Eucaristia. No final da eucaristia fez-se sentir uma grande alegria e gratidão entre todos os presentes. Foram tiradas várias fotografias, com o pároco, as crianças, os catequistas, os pais, os acólitos…

Um bem-haja a todos!

Pe. Victor Portugal

Anterior
Anterior

Via Sacra Paroquial 2024 

Próximo
Próximo

O Grupo de Jovens participou na 1ª Jornada Arciprestal da Juventude