Via Sacra Paroquial 2024 

Nos “Passos” de Cristo no seu Caminho para o Calvário 

Realizou-se na noite de 15 de março, pelas ruas da cidade de Tondela, com uma participação de mais de uma centena de fiéis.

Teve início pelas 21 horas, junto à Capela do Calvário e terminou pelas 22h30 no Largo, junto à Igreja Matriz. Presidiu o Pároco, P. Victor Portugal, acompanhado pelo Vigário Paroquial, P. Miguel Lemos.

Foi uma organização da Equipa de Pastoral Paroquial, com a colaboração especial dos Grupo dos Acólitos, do Grupo de Jovens, do Coro Paroquial, dos Catequistas e dos Pais das Crianças e Adolescentes da Catequese.

Muitos foram também os que deram o seu contributo na divulgação, com a partilha nas redes sociais do cartaz alusivo ao evento. Foi imprescindível a colaboração da GNR, que acompanhou todo o percurso, a fim de realizar-se esta Via Sacra em segurança, assim como o apoio das várias autoridades.

A todos um grande bem-haja!

Para o próximo haverá um esforço de projetar esta manifestação religiosa a todo o público da cidade de Tondela. Projeta-se uma Via Sacra Pública, com a intervenção, colaboração e participação das várias instituições religiosas, sociais e cívicas de Tondela.

No início da Via Sacra o Pároco, Pe. Victor Portugal, proferiu as seguintes palavras:

“Caríssimos irmãos e irmãs, queridas crianças e queridos jovens, estimados paroquianos e amigos: reunidos como Povo de Deus, enraizados em Cristo, estamos todos unidos na fé, na esperança e no amor de Deus, para juntos, seguirmos os «passos» de Cristo, no seu Caminho para o Calvário. Este é um caminho de esperança. Anima-nos a convicção e a alegria de que a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus não foi em vão. Se com Ele caminharmos, com Ele sairemos vencedores. Esta é a nossa esperança! 

Vamos fazer esta Via Sacra Paroquial em união com todos os nossos irmãos que estão doentes, acamados nos hospitais, nos lares ou em casa, em união com todas as vítimas de tantos males que assolam o mundo, neste tempo, como a guerra, a violência, a indiferença, a corrupção, a fome, a injustiça, a separação, tantas situações de tristeza, de angústia e de desamor. Nos «passos» de Cristo, vamos dar início à Via Sacra, desde este lugar, junto da Capela do Senhor do Calvário, até ao Largo Prof. Dr. Anselmo Carvalho, em frente à Igreja Matriz. Vamos fazer o Caminho de Cristo, nos seus «passos» para o Calvário, em ambiente de silêncio orante, escutando as meditações de cada estação da via sacra. Vamos ser acompanhados, com a ajuda do coro paroquial, com cânticos de fé, de penitência e de louvor entre cada estação. Vamos poder visualizar uma imagem projetada na parede, alusiva a cada estação. 

Tomemos então a cruz e caminhemos, nos «passos» de Jesus, como verdadeiros discípulos que aprendem e descobrem a alegria de estar com Jesus e de O seguir, tornando-nos assim geradores de uma comunidade de irmãos, semeadora das flores da esperança. Entramos neste caminho... não tenhamos medo... Antes, procuramos abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! É um caminho de conversão, de mudança de perspetiva de vida... Não tenhamos medo! Cristo sabe bem o que é que está dentro de cada um de nós.”

Anterior
Anterior

Festa da Entrega do Pai Nosso

Próximo
Próximo

Festa da Palavra 2024